top of page

Como é feita a cirurgia de prótese do quadril?

  • Foto do escritor: Monica Kulcsar
    Monica Kulcsar
  • 11 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Pessoas com desgaste da articulação do quadril ou com problemas no fêmur podem necessitar do procedimento, que devolve a movimentação e a qualidade de vida.


Confira como é feita a cirurgia de prótese de quadril, capaz de devolver qualidade de vida e movimentação a pessoas com problemas na região, como osteoartrite e artrose. Apesar de trazer vantagens quando bem indicada, ela é pouco realizada no Brasil. Nos Estados Unidos, são cerca de 450 mil operações por ano. No Brasil, menos de 12 mil, apontam estimativas.

O pré-operatório

A etapa inclui decisões sobre o tamanho e o material das peças, além de exames para avaliar a saúde geral do indivíduo. Hoje, o plano é feito com a ajuda de programas de computador, que, com base em imagens de raios X, criam uma simulação tridimensional de como ficará a prótese.

A troca do fêmur

A cirurgia substitui a cabeça do fêmur, mesmo que ela em si não esteja doente. Para isso, o médico faz um corte na lateral ou na frente da perna (as técnicas variam), retira o osso e, com uma espécie de furadeira, abre caminho para uma haste que servirá de base para a prótese.


O encaixe

A haste de metal pode ser cimentada ao osso ou revestida de materiais que se integram a ele. Nela, é encaixada a nova cabeça do fêmur, que se conecta ao quadril por meio de uma taça acetabular, peça também metálica, e de uma superfície de contato, de cerâmica ou plástico polietileno.


Os ajustes e a cicatrização

A superfície de contato fará as vezes de articulação, permitindo a movimentação ampla da prótese. O processo leva cerca de duas ou três horas, mas pode ser mais demorado. Com tudo encaixado, o médico faz uma sutura, que deixa uma cicatriz de 10 a 15 cm de comprimento.


Perguntas e respostas


Quando se opera?

Dores constantes, uso excessivo de analgésicos e problemas para dormir indicam que está na hora.


Tem idade-limite?

Não. Tanto jovens como idosos se beneficiam da cirurgia feita com a indicação correta.


Eu vou sentir dor?

As dores praticamente somem depois da cirurgia. É uma das operações com maior índice de satisfação.


E se precisar trocar?

Um novo procedimento pode ser feito para substituir todo o sistema ou partes dele.



Fonte: Leandro Ejnisman, ortopedista especialista em quadril do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) e do Hospital Israelita Albert Einstein (SP)

 
 
 

Comentarios


Endereço

Rua Barata Ribeiro, 398. Térreo.
Bela Vista. São Paulo/SP.
CEP: 01308-000

Telefone: (11) 3259-3433

Telefone: (11) 3256-2716

Whatsapp: (11) 99559-5577

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Prezado jornalista

Caso deseje receber mais informações sobre a especialidade ou queira entrar em contato com o Dr. Fábio Elói, por favor, envie uma mensagem para monica@mkcomunica.info, ou entre em contato com a assessoria de imprensa, em (11) 99445-3353, Monica Kulcsar.

Redes Sociais

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone

© 2025 por Lavhele Tecnologia. Criado com Wix.com. Jornalista responsável: Monica Kulcsar, MTB 53.329/SP

bottom of page